A Vitrocerâmica

As cerâmicas avançadas têm como uma de suas principais características sua aplicação em substituição à materiais mais tradicionais, concedendo vantagens não apenas comerciais, mas principalmente com relação à eficiência e eficácia no processo. Dentre os materiais desenvolvidos está a vitrocerâmica.

A vitrocerâmica é um material cerâmico obtido através de técnicas utilizadas na produção de vidros. Esse material é constituído de microcristais, dispersos em sua fase vítrea.

A vitrocerâmica é obtida através do processamento do vidro comum a temperaturas entre 500°C e 1000°C, provocando sua cristalização. Ao contrário das cerâmicas sinterizadas, a vitrocerâmica não possui poros entre os cristais.

Uma vitroceramica é caracterizada pela combinação de vidro, lítio, alumínio e outros óxidos, resultando em uma grande variedade de materiais com boas propriedades termomecânicas.

As vitrocerâmicas possuem maior resistência que os vidros comuns, além de uma baixa condutividade elétrica e baixíssima dilatação. Essa característica a coloca como uma opção aos vidros tradicionais em situações onde a dilatação térmica é um problema. Possui também baixa condutividade térmica, além de alta resistência a choques térmicos.

As vitrocerâmicas possuem aplicações de extrema importância, como em espelhos de telescópios, ossos e dentes artificiais além dos tradicionais fogões elétricos encontrado em residências.

A Macea é referência nacional no desenvolvimento de soluções em cerâmica avançada para toda a indústria, com clientes espalhados dentre os mais diversos segmentos. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo.

voltar

Compartilhe esse conteúdo