A cerâmica industrial na indústria automobilística

A cerâmica industrial está presente em várias aplicações na indústria, tendo se mostrado eficiente no setor automobilístico, que sempre busca novas soluções tecnológicas para melhorar ainda mais os veículos.

O objetivo dos investimentos em materiais de alta tecnologia, como a cerâmica industrial, no setor automobilístico é aumentar a eficiência do consumo de combustível e também diminuir o impacto no meio ambiente.

Desde os anos 1920 a cerâmica industrial está presente em automóveis. Nesta época, o sistema de ignição e rotores dos motores elétricos dos carros já usavam componentes de cerâmica. Desde então, o desenvolvimento nessa área se intensificou e agregou novos produtos de alta tecnologia, visando aumentar a performance e diminuir custos da fabricação.

A utilização de cerâmica industrial em automóveis envolve, entre outras vantagens, a capacidade de suportar e manter as propriedades em altas temperaturas, o que dá estabilidade ao sistema. Os catalisadores que depuram os gases de exaustão, os discos de freio para carros de corrida, pistões, sensores piezocerâmicos, válvulas, soquetes de LED e rolamentos híbridos com esferas de cerâmica, são alguns dos exemplos de aplicação do material cerâmico na indústria automotiva.

A Macéa Cerâmica Técnica oferece soluções em Cerâmica Industrial para setores diversos da indústria e possui um departamento técnico de desenvolvimento de novos produtos e materiais para atender as necessidades do mercado. Entre em contato conosco ou navegue pelo site para conhecer nossa linha de produtos.

voltar

Compartilhe esse conteúdo