A Cerâmica Industrial e as Eletrocerâmicas

A cerâmica industrial, também conhecida como cerâmica técnica vem ganhando destaque nos mais variados segmentos da indústria. Apesar da cerâmica ser utilizada pela humanidade há milhares de anos, foi apenas nos últimos 50 anos que suas características elétricas começaram a ser foco de estudos aplicados, baseados nos interesses da indústria eletrônica.

Surgiram entao as eletro-ceramicas cujas propriedades que não podiam serem atendidas pelas cerâmicas convencionais. Uma das principais características desse tipo de cerâmica industrial é sua resposta à presença de campo eletromagnético, apresentando variações em sua resistividade elétrica, na permeabilidade magnética ou em outros parâmetros elétricos ou magnéticos.

As eletrocerâmicas englobam principalmente óxidos semicondutores de elementos metálicos, como o zircônio, o estanho, o cério dentre outros. Por suas características, eles podem ser utilizados como sensores, na produção alternativa de energia (em células fotovoltaicas, que convertem a luz em eletricidade, ou em células a combustível), na fabricação de memórias ferroelétricas (já utilizadas, atualmente, em smartcards).

A Macea é referência nacional no desenvolvimento de soluções em cerâmica industrial. Entre em contato conosco e conheça mais.

voltar

Compartilhe esse conteúdo