Cerâmica industrial

O que é a cerâmica industrial?

A utilização de cerâmica industrial teve início no século XIX, quando foi desenvolvida pela primeira vez a porcelana para isolamento elétrico de alta tensão. A partir daí a demanda por materiais que possuem propriedades específicas usadas em cerâmica industrial começou a ganhar força, tendo o final do século XX como o período de consolidação das novas aplicações da cerâmica, o que levou a denominação que separa a cerâmica industrial da cerâmica comum, passando também a ser conhecida como cerâmica avançada.

A cerâmica convencional se baseia na mistura de materiais não metálicos inorgânicos que passam por tratamento térmico em temperaturas altas. Matérias primas naturais como argila, caulim, quartzo e feldspato são utilizadas na fabricação desse tipo de cerâmica, que tem a louça de mesa e sanitária, além de pisos e cerâmica artística como os produtos mais conhecidos.

No entanto, a cerâmica industrial vai além da tradicional, sendo fruto de conhecimentos mais profundos e tecnologias mais avançadas resultando em produtos de qualidade superior para atender a demanda de vários setores industriais que necessitam de características diferenciadas. Os principais consumidores de cerâmica industrial são os setores: nuclear, aeroespacial, médico, eletrônico, siderúrgico, petroquímico e mineração.

                                 Rolamentos cerâmicos produzidos com zircônia.

                     Rolamentos de cerâmica industrial

A cerâmica industrial é resultado também do programa espacial iniciado depois da segunda grande guerra na dedada de 50, e da necessidade do desenvolvimento de novos materiais capazes de suportar condições extremas para desenvolvimento e o uso de foguetes, espaçonaves, satélites e sondas interplanetárias. Esse desenvolvimento continua ate os dias de hoje em grandes centros de pesquisa,laboratórios de grandes universidades, programas governamentais e grandes empresas do setor em todo o mundo, sendo também conhecida como cerâmica técnica ou avançada.

No Brasil e America Latina, a Macéa Cerâmica Técnica é pioneira e referência no desenvolvimento, fabricação e distribuição de componentes em cerâmica industrial para diversos segmentos da indústria. Entre em contato conosco e saiba mais.

Cerâmica industrial - Aplicações

A cerâmica industrial na maioria dos casos pode até passar despercebida, mas é indispensável para o bom funcionamento de equipamentos e maquinas de ultima geração. Seu desenvolvimento atende as necessidades de indústrias que se destacam por eficiência e alta tecnologia para estar à frente de um mercado cada vez mais competitivo.

Outros setores e produtos que utilizam a cerâmica industrial são: indústria têxtil, industria espacial, usinas nucleares, industria de papel, eletrônicos, computadores, smartphones, implantes ortopedicos, odontologia, ferramentas de corte, sensores de umidade, gases e outros.

No setor automotivo, a aplicação de cerâmica industrial garante mais segurança e ao conforto dos usuários. Componentes como piezocerâmicos (sensores nos controles eletrônicos) e substratos cerâmicos (sistemas de segurança), velas de ignição, catalisadores, discos de freio, rolamentos ceramicos e pistões estão entre aplicações de cerâmica industrial que possibilitam a fabricação um automóvel moderno e seguro.

No setor de eletrônicos, muitas aplicações, dissipadores cerâmicos, resistores de alta potência, isoladores, capacitares, no setor médico, próteses de articulação para a bacia são usadas pela ortopedia para dar qualidade de vida aos pacientes, nos modernos smartphones telas de safira resistentes ao risco, facas com lamina de ceramica e utensílios para cozinha são alguns dos exemplos de sucesso da aplicação de cerâmica técnica ou industrial.

                                Exemplo de aplicação da cerâmica industrial

                      Aplicação de cerâmica industrial


Cerâmica industrial - Materiais

A cerâmica industrial possui propriedades exclusivas e diferenciadas como solução para desafios técnicos que não são resolvidos com materiais convencionais.

As aplicações da cerâmica técnica eram consideradas impossíveis no passado, mas se tornaram realidade graças à tecnologia e aos constantes estudos e desenvolvimentos para novas aplicações necessárias ao avanço da indústria. Os materiais são processados a partir de matérias primas sintéticas de altíssima pureza e qualidade que são manipuladas com o objetivo de assegurar a melhor qualidade do produto final.

Os principais materiais usados em cerâmica industrial são: Alumina, Zircônia, Carbeto de Silício, Nitreto de Silício, Carbeto de Tungstênio, Diamante, Titânia, ZTA, Sílica e Safira.

                                  Materiais de cerâmica industrial

                        Cerâmica industrial - materiais


O trabalho com os materiais de cerâmica industrial atendem altos requisitos quanto a suas propriedades como: resistência à corrosão, a altas temperaturas, ao desgaste, resistência química, bio compatibilidade, e aonde essas propriedades se apresentem de forma combinada. Essas propriedades e materiais permitem que a cerâmica industrial seja utilizada numa infinidade de aplicações nas mais diversas situações encontradas no mercado industrial e de alta tecnologia.

A Macéa Ceramica se orgulha de participar desse desenvolvimento e desde 1983 oferece soluções em cerâmica industrial para os mais diversos setores industriais.

Compartilhe esse conteúdo